O que considerar ao contratar uma plataforma de eventos online?

Bold Eventos Estratégicos
3 min readFeb 4, 2021

Fazer um evento online não é simplesmente transmitir uma palestra na internet, muito menos fazer uma cópia do ambiente físico no ambiente digital.

Desde o início da pandemia do COVID-19, plataformas de transmissão surgiram aos montes, com mil possibilidades e funcionalidades que nem sempre atendem o que precisamos. Ou pior, algumas que não entregam nem metade disso.

Photo by Headway on Unsplash

Fazer eventos online não é apenas transmitir uma palestra, muito menos transferir todo o cenário dos eventos físicos para o mundo digital. Mas como garantir a exposição dos patrocinadores, a troca de ideias, o networking e a serendipidade que o espaço do café proporcionava aos participantes?
Como escolher a plataforma dos sonhos, sem cair num pesadelo?

Pensando nisso, listamos aqui alguns itens a serem considerados ao contratar uma plataforma de transmissão de eventos online.

  1. CONTEÚDO
    Como o seu conteúdo será oferecido? Quais materiais serão disponibilizados e em quais formatos? É possível fazer download? As apresentações serão ao vivo ou gravadas? Será possível assistir as gravações?
  2. STREAMING
    As transmissões ao vivo serão via streaming (1 para muitos) ou através de ferramentas de vídeo conferência (muitos para muitos, ex. Zoom)?
  3. “EMBEDAGEM”
    A plataforma comporta a embedagem de links externos e “iframes” sem comprometer a navegação?
  4. SEGURANÇA
    A transmissão e os dados dos participantes estão protegidos do ataque de hackers? Como a plataforma pode ajudar em evitar a interferência de "haters" ou pessoas mal intencionadas?
  5. AUDIÊNCIA
    Quantas pessoas são esperadas para acessar a plataforma ao mesmo tempo? Ao longo de quanto tempo? O evento será transmitido por quantos dias?
  6. ACESSO
    O público acessará a plataforma via celular ou desktop? A sua audiência tem acesso à internet de alta velocidade?
  7. ACESSIBILIDADE
    O conteúdo é acessível* a todos os públicos? Você está garantindo uma estrutura para que o público com necessidades especiais não perca nenhum momento do evento?
    *legendas, tradução, tradução em LIBRAS, audiodescrição
  8. DIVULGAÇÃO
    Como a plataforma apresenta as principais informações do evento? Ela traz todas as informações de data, horário, programação, parceiros, em uma landing page com a identidade visual do evento?
  9. ADESÃO
    Como será feita a adesão do público? O evento será pago ou gratuito? A plataforma permite que os dados dos participantes sejam coletados respeitando a LGPD? Você terá acesso à estas informações para fazer um follow up na sua base de convidados?
  10. MONETIZAÇÃO
    É possível fazer a venda de ingressos? E a venda de apenas alguns momentos, como uma sessão exclusiva ou um kit de boas vindas mais elaborado? Sua empresa ou seus parceiros conseguem vender produtos durante o evento?
  11. ENGAJAMENTO
    A plataforma permite quais tipos de interatividade e engajamento da audiência entre si, com os palestrantes, com os patrocinadores e com os organizadores? Como o networking é incentivado?
  12. NAVEGABILIDADE
    A navegação pela plataforma é intuitiva? É fácil de localizar cada conteúdo? Como é o UX (user experience) ou experiência do usuário ao navegar por ela?

Por fim, a melhor plataforma de transmissão de eventos online é a que atende a necessidade do seu público, sem deixar de entregar o que a sua empresa precisa.

Converse com seu fornecedor, entenda se ele entrega estas usabilidades que listamos acima. Se precisar de uma ajuda com esta escolha, mande um email ou comente aqui a sua dúvida ao escolher a plataforma ideal para seu evento online.

--

--